Famílias atendidas pelo Prosamin+, do Governo do Amazonas, visitam as futuras moradias no Residencial Maués
Beneficiários viram de perto os apartamentos, que estão em fase final das obras
“A realização de um sonho”. Foi assim que a aposentada Ana Telma Araújo, 64 anos, definiu a visita ao apartamento onde vai morar com o marido, Edonildo Serrão, 60 anos, no Residencial Maués, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Beneficiada pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), Ana Telma celebrou a mudança de vida: “O trabalho das equipes da UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais) superou as nossas expectativas – minhas e de meu esposo – de que sairíamos para um lugar melhor. Só tenho a agradecer a Deus, à equipe da UGPE e, claro, ao governador Wilson Lima”, completou.
O casal integrou o grupo de 20 famílias das comunidades Manaus 2000, no Japiim, zona sul, e da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste da capital, que, nesta quinta-feira (03/04), visitou as obras do habitacional. Esta é a segunda ida de futuros moradores ao local. Eles fazem parte da área de intervenção das obras do Prosamin+, executado pela UGPE, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
O grupo foi acompanhado pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, e pelo diretor-presidente da Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab), Jivago Castro.
Durante a visita, os beneficiários conheceram a estrutura dos 72 apartamentos, receberam informações sobre o andamento das obras — que avançam em ritmo acelerado e estão na fase final — e visualizaram de perto como será a nova moradia.
Marcellus Campêlo destacou o compromisso do governador Wilson Lima em erguer o residencial e os esforços da UGPE para a conclusão e entrega das 72 unidades habitacionais, que irão receber as famílias que optem por esta solução habitacional definitiva. “A determinação do governador Wilson Lima ao erguer o Residencial Maués é a de assegurar às famílias da Manaus 2000 e da comunidade da Sharp, que optem pelos apartamentos, um espaço seguro e bem estruturado. Já estamos caminhando para a conclusão das obras, que deverão ser entregues próximo ao Dia das Mães”, informou Campêlo.
Ainda segundo o secretário da Sedurb, a visita das famílias beneficiárias do Prosamim+ ao Residencial Maués é um momento muito importante do programa para toda a equipe da UGPE. “Este momento é o ápice do programa, é uma festa para todos nós, porque é a realização do sonho de vocês, uma habitação segura para morar, um novo começo de vida”, pontuou.
O diretor-presidente da Suhab, Jivago Castro, chamou a atenção para o empenho do governador Wilson Lima, em retirar as famílias das comunidades da Sharp e da Manaus 2000, da área de risco em que viviam, em virtude dos transtornos decorrentes às alagações registradas nas duas localidades.
“Outros governos não deram importância, mas a administração Wilson Lima apostou neste projeto (Prosamin+) e executou obras para oferecer um lugar digno às famílias dessas áreas de risco, a exemplo do Residencial Maués, do Residencial Rodrigo Otávio, e do Residencial da Sharp. Que os próximos governos possam dar sequência a este trabalho também”, pontuou.
Expectativa
Para a dona de casa Diva Lopes Antunes, 53, a nova moradia será uma mudança não só de endereço, mas de vida, para ela, o marido e as duas filhas. A família, moradora da comunidade da Sharp, há 12 anos convivia com os alagamentos e os transtornos decorrentes dele.
“Estamos tendo uma nova oportunidade em nossas vidas. O trabalho da UGPE nos deu esperanças de que sairíamos da área de alagamento, e hoje estamos aqui visitando a nossa futura morada. Estou muito feliz por isso”, concluiu Diva.
Soluções de moradia
Ao todo, o Prosamin+ prevê a construção de 808 unidades habitacionais. Dessas, 512 unidades serão erguidas na Comunidade da Sharp, onde estão sendo construídos 176 apartamentos, que devem ser entregues até o final deste ano. O Residencial Maués, com 72 unidades, está em fase avançada, previsto para ser inaugurado na primeira quinzena de maio. Em 2023, foi entregue o Residencial Rodrigo Otávio, na zona sul, beneficiando 32 famílias que viviam em áreas de risco de alagação.
Desde 2022, 1.688 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000 foram beneficiadas pelo Prosamin+ com unidades habitacionais e outras soluções disponíveis no programa, como indenização e bônus moradia (compra assistida).
O diferencial das unidades habitacionais do Prosamin+ em relação às primeiras obras do programa são os apartamentos maiores, adaptados para Pessoas com Deficiência (PcDs), varandas amplas, urbanismo e uma vaga de estacionamento por apartamento. O acesso fácil a serviços essenciais como saúde, educação, transporte coletivo e comércio, também é outro diferencial. Além disso, as famílias receberão a titularidade da propriedade, assim que receberem as chaves, o que não ocorria em fases anteriores do programa.