Obras do Prosai vão garantir água de qualidade para a população, já no Festival de Parintins
Os serviços realizados incluem perfuração de poços, construção de reservatórios e novas redes de abastecimento
O Governo do Amazonas, com as obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), vai garantir, já para o 58º Festival de Parintins, água de qualidade para 100% da área urbana do município. As obras estão sendo executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Nesta segunda-feira (16/06), o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, esteve na cidade e realizou uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras da nova rede de abastecimento de água. Segundo ele, a entrega da primeira etapa está prevista para ocorrer no próximo dia 26 de junho, pelo governador Wilson Lima.
“Estamos acompanhando de perto as obras do Prosai e outras intervenções em andamento em Parintins. Serão entregues nove novos poços perfurados, que substituirão os antigos sistemas de captação. O governador vai acionar o novo sistema, garantindo água de qualidade para a população e os visitantes já durante o festival, conforme prometido,” disse o secretário.
As obras da nova rede de abastecimento iniciaram em setembro do ano passado, para resolver definitivamente o problema da qualidade da água no município. O projeto prevê 44 quilômetros de rede de distribuição, perfuração de dez poços, recuperação de sete poços existentes, além da construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs).

De acordo com o coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, a entrega da nova rede de abastecimento de água representa uma verdadeira virada de chave e um marco para a história de Parintins e do Amazonas. Ele destacou que, atualmente, muitas capitais e estados ainda enfrentam grandes desafios relacionados ao saneamento básico e à oferta de água tratada, o que torna a conquista ainda mais relevante.
“Com o programa, a população passa a contar com água límpida, trazendo mais saúde e tranquilidade para os moradores e também para os visitantes que vêm prestigiar o festival e outros eventos ao longo do ano,” afirmou.
Normando adiantou ainda que, futuramente, o sistema contará com reservatórios integrados à rede. “Teremos os CRDs, que vão garantir não apenas o abastecimento contínuo, mas também segurança hídrica. Mesmo em situações de manutenção ou falta de energia, a cidade continuará sendo abastecida,” explicou.
Nesta primeira fase do projeto, estão sendo investidos R$ 53,7 milhões para garantir o abastecimento de água tratada. O Prosai Parintins também está investindo R$ 59,7 milhões para implantação da rede de esgoto, que deverá beneficiar 12 mil pessoas da área de intervenção do programa, o que corresponde a uma cobertura de até 25% da área urbana de Parintins. Serão construídos 34 quilômetros de redes de coleta, quatro Estações Elevatórias (EEE) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Sobre o Prosai
O Prosai Parintins prevê investimentos da ordem de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a serem pagos pelo Governo do Amazonas, e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões.
O projeto completo do Prosai Parintins inclui uma área de intervenção de 119 mil metros quadrados, alcançando os bairros da Francesa, Palmares, Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Castanheira e Centro, impactados diretamente pelas obras. A principal área de abrangência será a Lagoa da Francesa, para a qual o objetivo do programa é solucionar problemas ambientais, urbanísticos e sociais do local e de suas redondezas.
O programa vai retirar 832 famílias de áreas alagadiças de risco, promovendo a requalificação dos espaços com drenagem e mobilidade urbana, através de sistema viário, recuperação ambiental, além de dotar os locais de intervenção com parques, praças, ciclovias e equipamentos de apoio social.–
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE