Wilson Lima entrega arena poliesportiva totalmente revitalizada no bairro Santo Agostinho, zona oeste da capital
O espaço foi reformado pela UGPE e receberá projetos esportivos e de lazer para a comunidade
O governador Wilson Lima entrega, nesta quarta-feira (22/10), às 16h, totalmente revitalizada, a Arena Poliesportiva Jairo Oliveira, no bairro Santo Agostinho, zona oeste da capital. Com investimento de R$ 1,2 milhão, as obras foram executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Com a conclusão da reforma, o espaço será entregue para administração da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que implantará projetos como o Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). A iniciativa oferece diversas modalidades esportivas, entre elas futebol, futsal, vôlei, atletismo, entre outras.
O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a revitalização dos espaços esportivos ajuda a promover a cidadania e o bem-estar da população. “Essas áreas esportivas trazem muitos benefícios porque, além da questão da saúde física, faz com os crianças e jovens pratiquem, no contraturno escolar, uma atividade dentro de um projeto, o que é muito importante. A comunidade também utiliza os espaços para a realização de eventos e para o convívio social”, afirmou.
As melhorias incluíram troca e pintura dos alambrados, substituição das coberturas da arquibancada e da cabine de transmissão, emassamento, lixamento e pintura de todas as paredes. Também foram construídos banheiros masculino, feminino e acessível para Pessoas com Deficiência (PCDs).
Além disso, a comunidade ganhou novos espaços de lazer, como área de futevôlei, convivência com churrasqueira, playground, academia ao ar livre e paisagismo. O campo também recebeu refletores modernos e nova comunicação visual.
O secretário da Sedel, Diego Américo, reforça que a revitalização da arena poliesportiva mostra a visão do Governo do Amazonas em unir a melhoria dos espaços esportivos com a implantação dos programas da secretaria. “A UGPE entra com a infraestrutura e a Sedel vai atuar com os programas Pelci e + RespirAR, para melhorar a qualidade de vida das pessoas da zona oeste de Manaus”, afirmou.

Revitalizações
Desde 2021, o Governo do Amazonas já destinou mais de R$ 24 milhões à construção, revitalização e reforma de espaços esportivos na capital e no interior. As obras são executadas pela UGPE e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
Ao todo, foram entregues 48 espaços, sendo 43 na capital e cinco no interior. Desses, 15 estão vinculados ao Pelci, que atualmente mantém 32 núcleos ativos em Manaus, promovendo o esporte comunitário em mais de 17 modalidades.
Entre os espaços revitalizados pela UGPE estão: a Quadra Monte Sião, no bairro Jorge Teixeira, zona leste; o Campo Trave Amarela, na Colônia Terra Nova, zona norte; a Arena Betanhão e o Campo Noroeste, no bairro Betânia, zona sul; além de dois complexos esportivos e uma quadra poliesportiva no conjunto Viver Melhor (1ª e 2ª etapas), no bairro Lago Azul, zona norte.