Workshop capacita mulheres empreendedoras atendidas pelo Prosamin+ em produção de salgados

Evento contou com a participação da influenciadora do ramo alimentício, Cláudia Fortunato

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino e ampliar oportunidades de geração de renda, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com o Consulado da Mulher, realizou nesta segunda-feira (14/04) o Workshop “Mão na Massa – Vivendo de Salgados”. O evento foi no auditório da UGPE, no Centro de Manaus.

Voltado especialmente para mulheres beneficiárias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o evento contou com a participação da empreendedora Cláudia Fortunato, popularmente conhecida nas redes sociais como “Cláudia Salgados”, especialista em produção de salgados e influenciadora do ramo alimentício.

A programação incluiu temas como precificação e margem de lucro, produção com uso de máquina sem perda de qualidade e estratégias para vender todos os dias, com foco na captação de clientes.

O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da autonomia financeira das mulheres atendidas pelo programa. “Acreditamos no potencial dessas mulheres e, por meio de parcerias como essa, conseguimos levar conhecimento prático, fortalecer negócios e incentivar o empreendedorismo como ferramenta de transformação social”, afirmou.

Conforme a especialista de Programas Sociais do Consulado da Mulher, Bianca Alencar, o workshop surgiu da necessidade de oferecer uma formação às beneficiárias do Prosamin+ que trabalham no ramo da alimentação. O evento também teve o apoio da empresa Rei da Coxinha, que já contou com mentoria do Consulado da Mulher, um dos cases de sucesso da entidade.

Moradora do Prosamin do Morro da Liberdade, Meire Jane Ribeiro, 48, trabalha com a venda de cosméticos, mas a partir do workshop considera a possibilidade de começar a venda de salgados junto com os filhos. “A palestra foi muito boa. A venda de salgados é uma oportunidade a mais de ganhar dinheiro, e onde eu também posso empreender junto com os meus filhos”, disse.

Capacitação

A iniciativa faz parte das ações de capacitação do Prosamin+ e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico das comunidades. Além de reassentar as famílias, o programa oferece oportunidades de crescimento profissional aos beneficiários, impulsionando a geração de emprego e renda.

As capacitações no Prosamin+ são oferecidas de acordo com as demandas das comunidades das áreas em que o programa atua. O programa já disponibilizou treinamentos diversas funções, como atendente de farmácia, assistente administrativo, recepcionista, conferente de mercadorias, estoquista, almoxarife, operador de caixa, repositor de mercadoria, manutenção de condicionadores de ar, informática básica, barbeiro, tranças e penteados, maquiagem, extensão de cílios e instalações elétricas.